Área Restrita
Notícias

Elevador em casa: entenda sua importância para a qualidade de vida

Você está prestes a construir um imóvel de vários andares para a família e uma das suas preocupações é com a acessibilidade do local? Você pensa em proporcionar conforto e bem-estar tanto para os moradores quanto para os convidados? Então, você precisa considerar a inclusão de um elevador em casa!

Um elevador em uma residência não é somente um luxo, mas uma necessidade para muitas famílias. Ele melhora o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e facilita no transporte de malas, compras e outros objetos pesados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este post!

Benefícios de ter elevador em casa

Um elevador em casa proporciona diversos benefícios para os moradores do local. Veja, agora, alguns deles e entenda sua importância para a melhora da qualidade de vida.

Acessibilidade

Essa é a maior vantagem de ter um elevador em casa com dois ou mais andares. Para cadeirantes, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, ele é fundamental, pois garante a autonomia dessas pessoas, já que, principalmente usuários de cadeira de rodas, devem ter o direito ao livre acesso à casa toda, sem precisar depender de ninguém.

Além disso, você precisa pensar na posteridade e no fato de que suas pernas e de outros moradores perderão a força e habilidade um dia. Não esqueça, também, que você pode receber convidados com as mesmas dificuldades e é importante que eles se sintam acolhidos. Por isso, dê a opção de se locomoverem sem maiores esforços.

Comodidade e segurança

Carregar excesso de peso pode causar problemas de coluna, além de ser cansativo. Ter um elevador para levar objetos pesados, móveis e compras de supermercado pela casa torna a tarefa mais cômoda e segura.

Imagine ter que levar sua mala — com ou sem rodinhas — escada acima por dois ou mais andares. Isso pode ocasionar dor nas costas, braços e pernas e, ainda por cima, danificar as malas. Um elevador evita todos esses transtornos.

Valorização do imóvel

Se a sua intenção é investir na construção de um imóvel para a venda, ou mesmo que não seja algo que você considere imediatamente, é sempre bom agregar valor à residência e fazer o investimento render. Estima-se que um elevador valorize entre 20% e 25% o imóvel e, por isso, esses dados devem ser considerados.

O mercado imobiliário é bastante concorrido e, ao procurar uma residência de alto padrão, as pessoas buscam um diferencial. Ao incluir um elevador no seu projeto, você sai com vantagens. O leque de possíveis compradores aumenta e esse detalhe pode ser determinante na hora de fechar um bom negócio.

Beleza

Independentemente da necessidade que o elevador vai atender, uma coisa é certa: ele agrega melhoria estética ao projeto — e isso sem precisar de muito espaço, pois há opções a partir de 2m².

Diversos modelos possuem acabamentos elegantes e que acompanham os materiais usados no restante da casa. Então, é possível ter elevadores na cor original do inox ou com pintura, piso de mármore ou granito, iluminação especial, espelhos nas paredes e no teto, entre outros detalhes.

Elevador em Casa

Um elevador em uma residência não é somente um luxo, mas uma necessidade para muitas famílias.

Relação entre elevadores residenciais e qualidade de vida

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é a “percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Além de conceituar, a OMS definiu seis domínios que determinam a qualidade de vida de uma pessoa.

Com relação ao domínio físico, os fatores determinantes seriam a existência ou ausência de dor, a energia, a fadiga, a qualidade do sono e o repouso. Existe também o aspecto do ambiente, que está relacionado à segurança física e proteção, o ambiente no lar, entre outras questões. Já no domínio de “nível de independência”, a mobilidade é um dos fatores importantes.

De forma geral, os elevadores reduzem a fadiga, evitam a dor, oferecem segurança no lar e mobilidade a quem tem dificuldades em se deslocar. Por isso, são tão importantes para a garantia da qualidade de vida e romper as barreiras sociais que impedem a integração de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a todos os espaços.

Maneira correta de instalar um elevador em casa

Se você ainda não começou a construir a sua casa, é uma boa ideia incluir um elevador no projeto. Quando a residência é projetada para comportar um elevador, a instalação se torna mais fácil.

Porém, se você já começou a obra ou se está reformando a casa e pensou na possibilidade de instalar um elevador, não se preocupe. Isso é possível, desde que seja aprovado por um arquiteto ou engenheiro após uma análise estrutural do imóvel.

Existem elevadores residenciais que comportam mais de seis passageiros, mas você deve definir se isso é necessário ou se um modelo para até três pessoas já é o suficiente. Isso dependerá do fluxo de pessoas em casa. Entre as tecnologias, prefira os hidráulicos, que oferecem melhor performance, além do baixo custo de energia.

Uma empresa especializada poderá indicar a melhor opção após uma análise do projeto ou do local onde o elevador será instalado. Antes de contratar o serviço, lembre-se de que a sua segurança e da sua família está em jogo, portanto busque referências da empresa e garanta que ela oferece todas as garantias de manutenção do equipamento.

Vantagens do elevador hidráulico

Entre as opções de mercado, o mais indicado é o elevador hidráulico por conta da economia de energia, uma tendência de sustentabilidade atual. Esse modelo utiliza energia somente para subir e, para descer, se apoia na força da gravidade.

Ele também possui grandes possibilidades estéticas, já que pode ser adaptado ao projeto conforme a decoração escolhida, desde a mais moderna até a mais tradicional. Inclusive é essa vantagem que faz desse modelo o preferido de arquitetos. Além disso, ele também é silencioso, tem baixo custo de manutenção e conta com alta durabilidade.

Como você pode perceber, um elevador em casa não é somente uma questão de status, mas um item que agrega valor, comodidade e segurança. Por essa razão, é importante para a qualidade de vida dos moradores e frequentadores de grandes residências. Não deixe de considerar essa opção em seu projeto.

Gostou do conteúdo do post? Está considerando adicionar um elevador à sua obra? Então entre em contato conosco! Oferecemos um serviço de qualidade e garantimos a sua tranquilidade!

 

😉 Fique por dentro. Cadastre-se aqui para receber nossas notícias!