Área Restrita
Notícias

Entenda definitivamente as diferenças entre os tipos de elevadores e faça a escolha certa!

Hoje em dia, os elevadores são peça-chave em qualquer edificação que possua muitos andares — seja um edifício residencial ou comercial. A agilidade que o equipamento proporciona para os ambientes é de suma importância, bem como a facilitação de acesso para pessoas que possuem pouca ou quase nenhuma mobilidade para subir escadas.

No entanto, um elevador é bem mais que um equipamento utilizado para transportar pessoas pelos andares de uma edificação e, por isso, existe uma variedade de modelos disponíveis no mercado para atender as mais diversas necessidades. Se você está iniciando o projeto de uma edificação e quer saber quais são os tipos de elevadores ideais para a sua construção, não deixe de conferir este artigo até o final. Continue sua leitura!

Quais são os tipos de elevadores disponíveis no mercado?

As edificações podem ser construídas para diversos fins, sejam eles comerciais ou residenciais. Dessa forma, as pessoas e equipamentos que serão transportados possuem diferentes pesos e características e, por isso, foram desenvolvidos equipamentos especializados para cada finalidade. Conheça, então, os tipos de elevadores e quais são suas características:

Plataformas elevatórias

Com capacidade máxima de 325 kg, as plataformas elevatórias possibilitam um percurso de até 4 metros de altura, sendo utilizadas apenas para acessibilidade onde haja um baixo fluxo de pessoas. Por não alcançarem elevadas altitudes, elas não precisam de porta na cabine, mas para a segurança de quem está sendo transportado, é importante que haja porta nos pavimentos.

Cadeiras elevatórias

Você já ouviu falar sobre a cadeira elevatória? Aquela que vemos em alguns filmes, posicionadas paralelamente à parede sobre uma escada? Ela é uma opção perfeita para ambientes que não possuem espaço para colocar uma plataforma, facilitando bastante o deslocamento de pessoas idosas ou com dificuldade de subir degraus.

Elevadores de acessibilidade

Esse tipo de elevador tem capacidade para até 3 pessoas, possuindo uso exclusivo de acessibilidade ou em residências unifamiliares, ou seja, que abriga uma única família. Devem ter funcionamento automático, com portas de pavimento e de cabine totalmente automatizadas.

Ele possibilita uma elevação de até 12 metros — cerca de 4 pavimentos para lajes de 3 metro de pé direito —, possuindo uma capacidade máxima de 225 kg ou 3 passageiros.

Elevadores de passageiros

Os elevadores de passageiros são aqueles comuns que encontramos na maioria das edificações que acessamos no dia a dia. Eles não possuem um limite de percurso vertical, podendo variar conforme o projeto de edificação. Além disso, suas dimensões também diversificam de acordo com a quantidade de pessoas que transitam no local.

Hospitais, por exemplo, possuem elevadores com cabines de comprimento maior, devido à necessidade de transportar macas. Já os apartamentos residenciais podem limitar o seu uso por até 8 pessoas por vez de uso.

Elevadores de carga

Como o próprio nome já diz, esse é o elevador específico para transportar cargas — ou seja, não é permitido ser utilizado por pessoas. São bastante usados para carregamento de materiais, principalmente em indústrias, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais.

Também existem os elevadores de carga veiculares, utilizados para otimizar espaços em garagens a fim de evitar o uso de rampas. Essa é uma tecnologia ainda nova, mas que promete ser bastante utilizada, principalmente para estacionamentos em que possuam pouco espaço, podendo duplicar o número de vagas disponíveis no local.

tipos de elevadoresQuais são os elevadores mais adequados para cada situação?

Se o local em que está sendo construído necessita transportar materiais de um andar para o outro, é bem fácil saber qual será o elevador usado: o de carga. No entanto, se for uma escola, restaurante ou outro ambiente comercial que necessite de um meio de transporte exclusivo, o elevador de acessibilidade é o mais indicado.

Caso seja um apartamento residencial ou comercial que haja um fluxo maior de pessoas e que tenha mais que 4 pavimentos, o elevador de passageiros é a melhor escolha.

As plataformas elevatórias costumam ser mais utilizadas em ambientes como alternativa para as pessoas que não conseguem acessar os pavimentos superiores por meio das escadas. No entanto, se você é um engenheiro responsável e quer instalar um meio de acesso mais prático para pavimentos de até 4 metros, este é o melhor dos tipos de elevador para a sua construção.

O que levar em consideração para escolhê-los?

Além de considerar o espaço que você possui disponível para o posicionamento do elevador, é importante levar em conta, principalmente, o que será transportado. Caso seja de uso comum, existe um cálculo específico para determinar a velocidade, número de elevadores e capacidade de passageiros que ele deverá suportar.

A questão estética e tecnológica do elevador também devem ser levadas em consideração, uma vez que um ambiente com decoração bem pensada até nos mínimos detalhes, como o equipamento, agregam bastante valor ao local.

Embora pareça óbvio, é importante ressaltar que todos os tipos de elevadores, independentemente do modelo, devem passar por inspeções periodicamente. Além disso, deve-se atentar para que as empresas fornecedoras sigam as especificações sugeridas nas normas que garantem a segurança de todos.

Por que instalar um elevador?

Algumas pessoas pode considerar que instalar um elevador pode parecer desnecessário, mas ele se tornou um equipamento extremamente funcional em qualquer empreendimento que possua mais que 4 ou 5 andares. Isso porque, como podemos ver nos outros tópicos, ele possibilita uma melhor acessibilidade aos pavimentos, permitindo que qualquer pessoa, independentemente de suas dificuldades motoras, acessem qualquer piso da edificação.

Além disso, existem leis — específicas de cada cidade — que exigem que edifícios com determinado número de andares tenham elevadores ou acessibilidade para todos os pavimentos da edificação.

Incorporar elevadores em imóveis é uma grande tendência no mercado. Quando combinados a uma boa estética, ele também pode agregar ainda mais valor ao empreendimento. Os modelos panorâmicos, por exemplo, são um dos mais cobiçados quando o assunto é beleza.

Procure sempre trabalhar em parceria com empresas especializadas no assunto. Então, que tal entrar em contato conosco? Estamos prontos para te ajudar a tomar a melhor decisão entre os diferentes tipos de elevadores para o seu empreendimento!

 

 ➡ Fique por dentro. Cadastre-se aqui para receber nossas notícias!