Área Restrita
Notícias

O que avaliar ao escolher os acabamentos para casa?

A reforma ou a construção da sua casa está prestes a terminar? Então, que tal dedicar um pouco mais de tempo para que ela fique perfeita? Nessa fase, é importante saber escolher os acabamentos para casa, pois qualquer erro pode causar retrabalho e comprometer o orçamento da obra.

É na etapa dos acabamentos que entram os revestimentos de parede, de piso e de forro; a passagem de fiação das instalações elétricas; a colocação de vasos sanitários e pias, além das torneiras e outros metais hidráulicos. Também são colocadas esquadrias, vidros e armários, bem como são feitas as pinturas interna e externa.

É importante pensar em tudo que vai tornar o dia a dia da família mais prático e agradável. Deve-se levar em conta as características dos moradores, seus hábitos, suas limitações, entre outros aspectos. Na hora de escolher os materiais, é preciso considerar a qualidade e garantir a sofisticação.

Enfim, antes de qualquer coisa, é essencial ter tudo planejado. Veja com mais detalhes o que avaliar ao escolher os acabamentos para a sua casa:

Planejamento

Os acabamentos devem constar no planejamento da obra. Mais do que isso, devem ser divididos em fases para facilitar a colocação dos materiais. Se é uma reforma, você pode focar em um ambiente de cada vez para não precisar sair de casa, pelo menos não por um longo período. Comece pela cozinha e pelo banheiro (que serão mais utilizados), depois parta para os outros cômodos.

Idade dos moradores

Esse é um fator determinante para o tipo de piso que será colocado e se haverá degraus e escadas ou elevadores, por exemplo. Tenha isso em mente na hora de escolher os acabamentos, a fim de manter a segurança da sua família.

Em casas com idosos é preciso escolher materiais antiderrapantes; e se há pessoas com deficiência, não se esqueça da acessibilidade na casa toda. Quem tem crianças pequenas, também deve prestar atenção a isso e buscar algo que seja seguro e fácil de limpar.

Custo dos materiais

Quando um planejamento de obra é bem feito, ele inclui o custo dos materiais que serão utilizados desde a base até os acabamentos. É claro que podem ocorrer variações ao longo do período, mas, via de regra, os acabamentos para casa costumam custar, pelo menos, metade do orçamento.

Portanto, não os deixe de fora do planejamento e lembre-se de comprar sempre de um mesmo lote, para evitar diferenças na padronagem. É comum encontrar azulejos e pisos em tons distintos e tamanhos desiguais.

Qualidade dos materiais

Mesmo que o planejamento não tenha sido perfeito e que os custos dos acabamentos tenham extrapolado o orçamento, opte por materiais de boa qualidade. Um piso quebrado ou um revestimento que descola em pouco tempo fazem o barato sair caro e você se arrepender dessas escolhas.

Uma prática que pode facilitar bastante a sua vida é buscar referências dos fabricantes na internet e até no seu círculo de amigos. Além disso, escute a opinião do arquiteto ou do engenheiro responsável pela obra.

Conforto

O conforto é fundamental. Por isso, escolha materiais que tragam essa sensação para dentro de casa. Tecidos naturais (como linho e algodão) em tapetes, sofás, pufes, almofadas e cadeiras darão leveza e aconchego. Para aquecer, você pode optar por pisos de madeira e tapetes confortáveis. Já para refrescar, adote plantas na decoração e revestimentos frios, como mármore e granito.

A iluminação também é importante para garantir o conforto. Escolha lâmpadas em tons amarelados para quartos e salas, que são locais de descanso e aconchego. Neles, também é aconselhável ter dimmers para regular a intensidade da luz. Na cozinha, banheiros, escritório e outros locais onde sejam feitos trabalhos manuais, prefira as luzes brancas.

Medidas de ambientes

No momento de comprar os revestimentos, esquadrias e outros elementos para os acabamentos, não se esqueça de tirar todas as medidas das paredes, pisos, móveis, etc.. Sem isso, o desperdício de material é praticamente certo.

Com relação aos pisos e revestimentos, deixe uma sobra (não muita), para o caso de algum estrago na hora da aplicação. Para metais e louças, confira com atenção o tamanho indicado pelo fabricante para que a peça se encaixe perfeitamente.

Código de cores

Mesmo comprando tinta em quantidade suficiente para todos os ambientes, anote o código das cores utilizadas, pois você pode precisar repor alguma lata que tenha sido desperdiçada por acidente. Além disso, talvez precise fazer algum reparo na pintura mais tarde e, com tantas opções no mercado, é fundamental saber qual a cor correta.

Alternativas sustentáveis

Muitas construtoras estão adotando medidas sustentáveis em seus projetos. Essa é uma tendência que veio para ficar, pois representa qualidade de vida. Se até aqui você não deu muita atenção a esse ponto, que tal considerar alternativas ecológicas nos acabamentos?

O mercado possui várias opções de revestimentos ecológicos e estilosos. São feitos à base de material reciclável, como ladrilho hidráulico, pastilhas feitas de casca de coco ou resina à base de garrafas PET. São bonitos e não deixam nada a desejar em termos de luxo. As texturas e tintas ecológicas também são uma boa alternativa. Feitas com pigmentos minerais e à base d’água, secam rapidamente e não possuem cheiro forte.

Dica extra: observe os detalhes

Certos detalhes costumam passar despercebidos na obra. Porém, confira alguns pontos que você pode ficar de olho:

  • verifique se as quinas e rodapés estão desencontrados para corrigir o que for preciso;
  • veja se o piso está nivelado e se as portas e janelas abrem e fecham sem esforço;
  • observe se há massa corrida sobrando em algum lugar e se a parede ficou uniforme.

A fase dos acabamentos para casa deve ser muito prazerosa, pois é nesse momento que o projeto toma forma, adquire a aparência de quem o projetou. Depois, vêm os toques finais, como a decoração. Capriche para valorizar a sua casa e tenha em mente os mesmos conselhos sobre a qualidade dos materiais.

E aí, gostou das nossas dicas sobre o que avaliar na hora de escolher os acabamentos para casa? Então compartilhe este post nas suas redes sociais com os seus amigos e conhecidos!