Normas para elevadores garantem segurança e acessibilidade aos equipamentos residenciais e comerciais

Subir seguro

Normas para elevadores garantem segurança e acessibilidade aos equipamentos residenciais e comerciais
Normas para elevadores garantem segurança e acessibilidade aos equipamentos residenciais e comerciais

Normas para elevadores garantem segurança e acessibilidade aos equipamentos residenciais e comerciais

Ao entrar em um elevador é fácil notar que há componentes de acessibilidade, como os botões em braile, além de itens de segurança, como os sensores instalados nas portas. Porém, o que torna esse transporte um dos mais seguros do mundo é a tecnologia por trás desses equipamentos e o atendimento das normas que regulamentam cada modelo de elevador.

Segundo o presidente da comissão de acessibilidade do CREA-PR, Sérgio Yamawaki, as normas para elevadores oferecem a base mínima de segurança, ergonomia e funcionalidade para o funcionamento do equipamento. “Um elevador que atende todas as normas de segurança, torna quase inexistente a ocorrência de acidentes”, explica.

Além da fiscalização dos órgãos responsáveis, como o CREA e o Ministério Público, a participação do consumidor é fundamental para identificar as empresas que não estão dentro da lei. Ao adquirir um elevador, o cliente deve certificar-se de que a empresa cumpre todas as normas de segurança e preze por oferecer itens opcionais de acessibilidade. “O consumidor é o maior agente fiscalizador dos equipamentos, denunciando às instituições competentes”, esclarece Yamawaki.

A manutenção dos equipamentos é outro fator imprescindível para se evitar acidentes. Yamawaki recomenda que ao adquirir um elevador unifamiliar ou mesmo de passageiros é preciso verificar o contrato de manutenção junto ao fornecedor, garantindo a assistência e o atendimento em casos de ocorrências. “Vale lembrar que se um elevador não recebe manutenção periódica, mesmo estando dentro das normas para elevadores, corre o risco de falhas e acidentes.

O Fabrício Serbake, diretor comercial da Daiken Elevadores, fala sobre o modelo de elevadores para até 8 passageiros e comenta sobre a entrada nesse mercado atendendo todas as normas exigidas por lei:  “Nossos elevadores são desenvolvidos para proporcionar comodidade e praticidade ao usuário, com tecnologia empregada para segurança e qualidade, atendendo todas as normas exigidas por lei como a NM 267 e a NM 313”, explica o diretor comercial da Daiken Elevadores, Fabrício Serbake.

Clique aqui e saiba mais sobre os elevadores Daiken.

 

Gostou? Compartilhe este artigo!
Artigos Relacionados
linkcrossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram