Economia na obra - espaço para elevador

Reservar o espaço para elevador para futura instalação garante acessibilidade sem dor de cabeça.

Elevador Residencial Lumina

Elevador Residencial Lumina | Foto: Marcelo Stammer

Projetar a casa desde o início é um sonho que merece ser bem planejado junto com a família e o profissional responsável pela obra. São muitas as situações que podem ser beneficiadas com um estudo prévio das necessidades atuais e, principalmente, do futuro dos moradores. A acessibilidade dentro de casa é um dos pontos principais a serem analisados, caso existam grávidas, idosos, deficientes de locomoção temporária ou permanente. Outros fatores são a comodidade e a valorização do imóvel.

Já existe na arquitetura um conceito chamado Design Universal, um padrão que torna acessíveis produtos, serviços e ambientes para um maior número de pessoas. Nas construções das casas, por exemplo, o conceito prevê no início do projeto o espaço para elevadores para uma futura instalação.

Em uma área interna da caixa de corrida de 1,40 x 1,60 metros, já é possível instalar um elevador residencial para três pessoas. Para quem procura construir ou reformar a residência, Fabrício Serbake, diretor comercial da Daiken Elevadores, recomenda consultar empresas sólidas no mercado para apresentar as medidas necessárias para a instalação do equipamento no futuro. “As principais vantagens de projetar um elevador deste o início da obra são a melhor disposição do equipamento dentro da casa, melhor aproveitamento dos espaços e consequentemente menor investimento em obras de adaptação”, aponta.

A arquiteta Suzane Simon salienta a importância do cliente planejar a instalação do elevador desde o início do projeto. “É fundamental o cliente definir o modelo do elevador no projeto arquitetônico, pois as dimensões e especificações técnicas podem mudar de uma marca para outra”.

Segundo a empresa especializada em elevadores residenciais, Daiken Elevadores, um dos maiores problemas ao não planejar com antecedência a instalação do equipamento é o desconforto na realização das reformas, além de que muitas construções não possuem área suficiente para a acomodação dos elevadores e, após a finalização da obra, os proprietários acabam abrindo mão de ambientes como salas, quartos, banheiros, para viabilizar o espaço para o elevador necessário.

Consulte as medidas mínimas para os elevadores nas lâminas técnicas em nosso site.

Para arquitetos cadastrados, a Daiken fornece projeto executivo com as medidas necessárias para os elevadores. Cadastre-se aqui e solicite um projeto.

Download release em PDF

Atendimento à imprensa BG Comunicação
Jornalista responsável: Taysa Dias – jornalismo@bgcomunicacao.com.br
Telefone: (41) 3203-1894

Gostou? Compartilhe este artigo!
Artigos Relacionados
linkcrossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram