Construções luxuosas: 7 itens para você se inspirar nas residências em Dubai

Com arquitetura única e design arrebatador, as residências em Dubai são uma representação daquilo que a cidade tem de mais marcante: o luxo, a ostentação e a extravagância.

O local mais importante dos Emirados Árabes chama atenção por suas construções icônicas, que contrastam fortemente com as demais cidades do país. É o destino favorito de quem busca experiências riquíssimas — em todos os sentidos.

Dubai lança tendências no mercado de luxo, e a boa notícia é que muitas ideias podem ser aproveitadas para deixar a sua casa charmosa. Quer saber mais? Então acompanhe este artigo!

Dubai: luxo e extravagância

Quando você pensa nos países árabes, o que vem imediatamente à sua cabeça? Provavelmente muito ouro, comidas saborosíssimas, costumes peculiares e belezas de tirar o fôlego, não é?

Essa concepção está mais que correta! Afinal, a região tem muita personalidade em todos os aspectos de sua cultura: nos temperos, nas crenças, na história e, é claro, na arquitetura.

No entanto, Dubai se destaca ainda mais por ser a verdadeira representação de todas essas características. Ao visitar a cidade, é difícil não ficar impressionado com suas construções luxuosas.

Sua grandeza vai além do ecletismo ou da mistura entre o milenar e o moderno. Visitando um centro comercial riquíssimo, o edifício mais alto já construído, um dos maiores aquários do mundo e paisagens deslumbrantes, o turista se sente em uma terra de sonhos.

É impossível falar dessa cidade sem ficar boquiaberto com a ostentação em cada detalhe e no design futurístico. E as residências em Dubai trazem elementos que correspondem a essa sofisticação. Veja alguns deles:

residências em Dubai1. Construções verticais

Não é à toa que a cidade reserva em seu território o prédio mais alto construído pelo homem: o Burj Khalifa, com nada mais, nada menos que 160 andares.

Esse desejo de mostrar a grandiosidade da engenharia humana na altura das construções também pode ser visto nas casas mais luxuosas. A opção pelo vertical em vez do horizontal deixa qualquer lugar pomposo e majestoso.

Não é incomum andar pelas ruas da cidade e se deparar com residências de três, quatro ou cinco andares. Essa característica combina perfeitamente com a realidade da metrópole suntuosa que é Dubai.

2. Muito vidro

Outro elemento que é visto com muita frequência nas residências em Dubai é o vidro. Afinal, nada mais luxuoso que uma fachada toda descoberta e repleta de painéis vidrados.

Essa preferência garante a sensação de transposição de limites, de amplitude e de liberdade. Além disso, o vidro é um material extremamente elegante e que dá ao espaço uma cara absolutamente requintada.

Imagine que delícia poder tomar um vinho no final da tarde, admirando o céu através de uma parede totalmente exposta e cristalizada. Esse luxo certamente não é para qualquer um!

3. Tons dourados

As cores do ouro valorizam o espaço e garantem às residências parte importante do seu charme. Optar por elementos dourados é surpreender com elegância e muita sofisticação.

Seja nas áreas internas ou nas externas, essa cor já se tornou tendência de decoração. Além de dar um efeito lindo, o dourado valoriza a iluminação e carrega consigo a personalidade árabe.

No entanto, é preciso cuidado para não sobrecarregar o ambiente e causar o efeito contrário. O excesso dessa tonalidade pode deixar sua casa com uma aparência estranha, por isso, é legal investir em elementos-chave, como lustres, tapetes ou objetos decorativos.

4. Formas geométricas

Formas arredondadas ou pontiagudas são bastante vistas nas residências em Dubai. O efeito geométrico é super moderno e traz ao ambiente uma aparência futurística que combina com as pessoas mais ousadas e inovadoras.

O design inusitado e que, muitas vezes, mistura formas e traz movimento para as construções é a bola da vez na arquitetura. Por isso, vale apostar nessa tendência.

Colunas triangulares, painéis vazados, círculos sobrepostos... Basta investir nas ideias que mais agradam, sempre levando em conta os padrões geométricos para deixar a sua casa extremamente moderna.

5. Piscinas gigantes

Outros recursos que não faltam nas residências em Dubai são as piscinas gigantes. Aliás, é comum encontrar arquitetura em meio às águas, seja em piscinas luxuosas banhadas a ouro, seja nas casas submersas e construções flutuantes.

Já pensou ter corais e espécies marinhas no seu jardim? Em Dubai, isso é possível. É claro que não dá para reproduzir as ilhas artificiais árabes ou as residências banhadas pelas águas do Golfo Pérsico.

No entanto, você pode se inspirar no design magnífico das construções da região (que muitas vezes só podem ser acessadas de barco ou hidroavião) para deixar a sua piscina muito mais bonita.

6. Alta tecnologia

Dubai é, sem dúvidas, uma cidade do futuro. Para você ter ideia, o local já conta até com motos voadoras e com robôs de segurança.

A cidade também está um passo à frente na pesquisa tecnológica, contando com centros de inovação científica, investimentos em robótica e planejamentos que incluem meios de transporte inteligentes, que não precisam nem de motorista.

Essa característica também é refletida nas suas residências mais luxuosas. Em algumas, as chaves já foram substituídas por dispositivos que desbloqueiam a partir de um clique. Em outras, várias funções são comandadas diretamente em aplicativos, como a iluminação e o uso de eletrodomésticos e eletrônicos.

7. Elevador interno

Por fim, outra forte tendência das residências localizadas em Dubai são os elevadores dentro de casa. Até porque, em construções tão grandiosas e com tantos andares, a praticidade precisa ser prioridade.

Além de facilitar o trânsito entre ambientes, os elevadores internos são símbolo de requinte e agradam desde os mais modernos até os mais conservadores. Afinal, não há quem resista à comodidade de ir do térreo até o terceiro andar sem suar a camisa.

E aí, pensando em se inspirar em alguma das características das residências em Dubai? O que não faltam são boas ideias, todas regadas com beleza e ousadia. Apostando em algum desses itens, você certamente causará boa impressão nos seus convidados e arrancará suspiros das visitas!

Gostou do post? Então siga nossas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos. Estamos no Facebook, no Instagram e também no LinkedIn.

 

Gostou? Compartilhe este artigo!
Artigos Relacionados
linkcrossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram