💡 1 – Defina o modelo desejado, se hidráulico ou com máquina de tração. Cada modelo possui os seus benefícios sendo o hidráulico mais utilizado em residências pois utiliza tecnologia oleodinâmica que garante conforto, suavidade e economia de energia. Isto porque nos modelos hidráulicos o motor elétrico é acionado somente na subida e a descida é realizada pela própria gravidade.
💡 2 – Avalie corretamente com a empresa fabricante qual a capacidade e velocidade ideal de acordo com sua necessidade de uso. Existem modelos de 3, 6, 8 ou mais passageiros com velocidades diferenciadas. É importante considerar que em locais onde o elevador é o principal meio de acesso entre os andares é exigido cálculo de tráfego para a definição de capacidade e velocidade mínimas do equipamento.
💡 3 – Verifique se o espaço para a instalação do elevador é compatível com o equipamento desejado. São necessárias as medidas de largura e comprimento. Além disso, avalie o espaço livre na frente do equipamento, em todos os andares.
💡 4 – Todo elevador necessita de um poço e a profundidade varia de acordo com os modelos. Valide se é possível ter a profundidade exigida pelo fabricante no local escolhido para a instalação do elevador.
💡 5 – Converse com a empresa fabricante sobre reforços de vigas de concreto no espaço do elevador e avalie a possibilidade de tê-las em sua obra.
💡 6 – A última altura (altura do piso do último pavimento até o teto da caixa de corrida) necessária para a instalação da maioria dos elevadores normalmente varia entre 2,90m e 3,50m. A medida é diferenciada de acordo com o modelo do equipamento, podendo ser ainda maior. Verifique se o seu local possui as medidas solicitadas ou possibilidade de adequação.
💡 7 - Valide com a concessionária de energia qual o tipo de ligação do edifício ou residência: Monofásica, Bifásica ou Trifásica. A grande maioria dos elevadores requer ligação Trifásica.
💡 8 - Não se engane, mesmo o mais simples dos equipamentos requer algum tipo de adequação civil e/ou elétrica no local onde será feita a instalação do elevador. Pesquise fabricantes que forneçam projetos e acompanhem o andamento da sua obra para garantir a qualidade da instalação.
💡 9 - Antes de comprar um elevador, pesquise as empresas fabricantes. Procure conhecer a fábrica e a procedência dos componentes. Se possível, conheça pessoalmente o produto, faça uma ou duas viagens e avalie acabamento, conforto e velocidade.
💡 10 – Mesmo que não pretenda instalar o elevador no início de sua obra ou reforma, planeje com seu arquiteto ou construtor o local adequado e escolha um modelo, assim sua residência estará preparada para receber o elevador a qualquer momento.
Conheça mais sobre os elevadores Daiken e faça a melhor escolha!