Área Restrita
Notícias

Veja agora como escolher entre casa ou apartamento

Você está na dúvida se o melhor é morar em casa ou apartamento? Não é para menos. Construir ou comprar um imóvel é um passo importante e deve ser bem planejado para não gerar arrependimentos.

Como ambas as opções têm prós e contras e as diferenças são grandes, a escolha deve considerar não só a questão financeira, mas tudo o que é necessário e importante para os moradores, como acessibilidade, segurança, hábitos e estilo de vida.

Se, por um lado, um apartamento pode ser considerado mais seguro em alguns aspectos, uma casa traz um conforto e uma liberdade que, para muitas pessoas, não podem ser substituídos. Portanto, é preciso analisar todas as vantagens e benefícios antes de escolher entre um e outro. Neste post, vamos indicar algumas diferenças para ajudar nessa importante decisão. Acompanhe!

casa ou apartamento

Por que morar em casas térreas?

Há quem esteja acostumado a viver em uma casa e não abra mão do espaço, do contato com a natureza e outros benefícios. A seguir, citaremos algumas vantagens de viver em casas, sejam elas grandes, sejam compactas. Veja os detalhes:

Liberdade

Essa deve ser a primeira sensação que você tem ao pensar em viver em uma casa. Poder chegar ou sair a hora que quiser e sem se preocupar em reduzir o barulho em determinados horários dá a sensação de liberdade. Além disso, a família não precisa dividir áreas comuns como a piscina, a sauna ou a academia com moradores (quase) desconhecidos.

Poder criar um animal sem qualquer restrição

Para quem gosta de animais domésticos, viver em uma casa é muito mais tranquilo. Embora não seja permitido pela lei a proibição da presença dos pets no condomínio, alguns vizinhos podem se sentir incomodados e causar problemas.

Isso sem contar o espaço que os animais ganham para correr e explorar em uma casa. Seu bichinho vai agradecer!

Silêncio

Assim como você tem menos preocupações com o barulho que poderá fazer, também tem menos preocupação com o que vai ouvir. Em uma casa, você não precisa se preocupar com o barulho de salto alto que vem do teto de um apartamento ou o som da festinha do vizinho do lado, por exemplo.

Não que as casas urbanas sejam absolutamente silenciosas, mas a distância entre uma residência e outra é maior do que no caso de um prédio de apartamentos, reduzindo o risco desse inconveniente.

Contato com a natureza

Poder ter um jardim e até mesmo uma horta pode ser considerada uma grande vantagem para quem mora em casa. Há quem cultive árvores frutíferas, dependendo do tamanho do terreno. O espaço verde traz a natureza para dentro da residência e mais qualidade de vida para os moradores.

Espaço

Por maior que seja o apartamento, uma casa sempre terá mais conforto e possibilidades de expansão para os lados ou para cima. Além disso, a área externa pode ser bastante aproveitada como um espaço gourmet ou de convivência, aumentando ainda mais a área útil.

Por que morar em uma casa com dois ou mais andares?

A possibilidade de fazer com que a casa aumente à medida que a família ou as necessidades dela também aumentam é uma vantagem sobre o apartamento, que, ao contrário, não pode ter sua estrutura modificada. Além disso, existem outros benefícios:

Privacidade

Com dois ou mais andares, a casa se torna ainda mais confortável e bem distribuída. Você pode, por exemplo, delimitar a área de circulação para convidados no primeiro pavimento e deixar quartos, suítes, escritórios e salas de leitura para os demais andares. Assim, a privacidade dos moradores fica preservada.

Aproveitamento da área

Nem sempre o tamanho do terreno é o suficiente para a necessidade de moradia da família. Por isso, poder expandir a casa para cima e aproveitar ainda mais a área é uma boa opção para torná-la mais confortável e espaçosa.

Acessibilidade

Em uma casa de dois ou mais andares, é possível instalar um elevador, garantindo a acessibilidade a todos os pavimentos, sem restrição. Elevadores agregam valor ao imóvel, são uma alternativa segura e reduzem o esforço de se deslocar por grandes residências. Procure uma empresa especializada no equipamento para um resultado que atenda às suas necessidades.

Por que morar em apartamento?

Há quem defenda o apartamento e nem pense em outra possibilidade de moradia. Para essas pessoas, a segurança é o fator que mais pesa na hora da escolha. Veja as vantagens desse tipo de imóvel.

Segurança

Prédios costumam ter portaria — que, muitas vezes, funciona 24 horas —, porteiro eletrônico, câmeras e outros itens que promovem sensação de segurança. Além disso, a vizinhança tão próxima faz com que as pessoas se sintam ainda mais protegidas.

Praticidade

Quem vive na correria do dia a dia costuma preferir apartamento, pois não precisa se preocupar em contratar serviços de jardinagem, de pintura externa, segurança, entre outros. Isso fica a cargo do condomínio. Apartamentos costumam ser mais práticos de se manterem limpos e organizados, por não terem área externa.

Como driblar as desvantagens?

Não adianta, nada é perfeito. O que é vantagem em um tipo de residência é desvantagem em outro. Por isso, após avaliar as prioridades dos moradores, é possível fazer algumas escolhas para minimizar as dificuldades.

Uma delas é a instalação de elevadores, como já recomendamos, para casas com dois ou mais pavimentos. A outra é a opção por casas em condomínios fechados e a contratação de uma empresa de vigilância para garantir a segurança.

Se a decisão for por um apartamento e você tiver animais, busque um condomínio que não imponha restrições. Se o barulho dos outros apartamentos incomoda, compre portas e janelas com tecnologia para a redução de ruídos, e converse com os vizinhos ou o síndico a respeito da sua insatisfação.

Enfim, não deixe de buscar qualidade de vida, acima de tudo. Morar bem é importante para o bem-estar, saúde e satisfação pessoal. Seja casa ou apartamento, busque deixar a sua residência confortável, acessível, aconchegante e bonita.

E então? Já fez sua escolha? Gostaria de compartilhar sua opinião conosco sobre as vantagens e desvantagens de casas e apartamentos?

 

😉 Fique por dentro. Cadastre-se aqui para receber nossas notícias!