Área Restrita
Notícias

Piscinas modernas: 5 dicas para escolher o modelo ideal

Ter uma piscina em casa é o sonho de muitas famílias pelas comodidades que ela proporciona — como o descanso, a diversão e a prática de exercícios físicos. Por outro lado, muitas pessoas têm optado pelas piscinas modernas para deixar o ambiente mais sofisticado e valorizar o imóvel.

No entanto, selecionar um modelo ideal, dentre tantas opções de piscinas modernas existentes, não é uma tarefa fácil. É essencial levar em consideração a realidade do morador sem desagradar o seu gosto.

Que tal saber mais sobre as piscinas modernas? Continue conosco e veja 5 dicas que preparamos para você acertar na escolha do melhor modelo. Confira a seguir!

Piscinas modernas

 

1. Conheça os tipos de piscina

Em geral, as piscinas são divididas em três categorias:

  • piscina de vinil: o local escavado é todo revestido com forro de vinil. Ela tem um custo acessível e é de fácil manutenção;
  • piscina de alvenaria: é feita de tijolo, com revestimento de azulejos ou de pastilhas de vidro. Essa piscina é personalizável, mas demora para ser construída e requer um tratamento de impermeabilização — o que encarece a manutenção;
  • piscina de fibra de vidro: é constituída de uma única peça, sendo de fácil instalação e de baixo custo. Além disso, ela possui alta durabilidade e boa resistência mecânica.

2. Avalie o espaço disponível

Um aspecto importante do projeto a ser elaborado pelo engenheiro e pelo arquiteto é o espaço disponível, o qual deve abranger tanto o tamanho da piscina quanto a área ao redor dela para circulação e lazer. Para ter uma noção da dimensão desse espaço, considere o dobro do tamanho desejado para a piscina.

3. Verifique o tipo de terreno

Algumas características do terreno podem interferir na escavação e deixar a obra mais cara, como o tipo de solo e a presença de lençol freático, raízes, tubulações e pedras. Por isso, é importante fazer um estudo do terreno para constatar quais serão as especificações do projeto da sua piscina.

4. Inspire-se em conceitos de piscinas modernas

Os detalhes são o que diferenciam piscinas tradicionais de piscinas modernas. Alguns exemplos do que você pode incluir no planejamento da sua foram listados abaixo:

  • borda infinita: esse modelo causa o efeito de sumiço da água no horizonte, devido ao transbordamento dela em uma das laterais da piscina. Porém, a água é captada por uma calha e retorna ao reservatório principal;
  • borda de vidro: parte da estrutura é feita com esse material, dando a impressão da pessoa estar dentro de um aquário. É mais resistente do que aparenta, mas o custo é elevado;
  • cascata: o modelo com cascata lembra as cachoeiras e reproduz os sons da natureza.

5. Pense no sistema de aquecimento

Tomar um banho de piscina em dias de calor é maravilhoso, mas você não precisa deixar de curti-la quando a temperatura baixar. Uma solução para aproveitar a piscina durante os dias frios é instalar um sistema de aquecimento.

O tamanho da piscina interfere no tipo de aquecimento que deve ser utilizado. Para uma com até 150 m², o sistema a gás é bem eficiente. Entretanto, há outros tipos disponíveis que são mais sustentáveis e econômicos, como o aquecimento solar e o uso de trocador de calor.

As piscinas modernas são uma grande tendência nos lares pelo ar decorativo que elas trazem às construções. Antes de definir qual piscina será colocada na sua propriedade, é preciso levar em consideração alguns requisitos a fim de que você desfrute dela sem problemas.

Nossas dicas foram úteis para você? Compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos também se informem sobre o assunto!