Área Restrita
Notícias

Entenda mais sobre como funciona a cadeira elevatória

As estatísticas de frequência de quedas entre as pessoas idosas são alarmantes. De acordo com o Manual de Prevenção de Acidentes da Pessoa Idosa, desenvolvido pelo Governo do Estado do Paraná, elas representam 70% dos acidentes sofridos por pessoas com mais de 60 anos no Brasil — 80% dos casos ocorrem dentro de casa — e podem levar a diversas enfermidades e até mesmo à morte.

Para diminuir esse índice, não tem mistério: é preciso se prevenir. Em casas com mais de um pavimento, a instalação de uma cadeira elevatória é uma medida prudente e faz parte de uma série de adaptações do ambiente que podem salvar vidas.

Se você tem pessoas idosas, com dificuldades de subir escadas em sua casa ou se preocupa com a chegada da velhice, está na hora de considerar a instalação de uma cadeira elevatória nas escadas da sua residência. Não deixe algo tão importante para depois. Então, entenda, agora, a importância do equipamento e como ele funciona para deixar o seu lar mais acessível.

 

Cadeira Elevatória

A cadeira elevatória é um equipamento seguro que se desloca acima da escada.

 

O que é a cadeira elevatória?

A cadeira elevatória é um equipamento seguro que se desloca acima da escada e transporta um passageiro de cada vez. Em outras palavras, é uma cadeira que se movimenta acima dos degraus, por meio de trilhos.

O equipamento é de fácil manuseio e indicado para pessoas com mobilidade reduzida. Ele é instalado próximo à parede onde fica a escada e não atrapalha em nada a circulação de quem não tem dificuldades para subir e descer degraus.

Qual é a sua importância?

O direito de ir e vir é assegurado pela Constituição e é um dos requisitos mais básicos para a garantia da qualidade de vida. Todos os moradores de uma casa precisam conseguir se deslocar por ela de forma independente.

No caso de pessoas idosas ou com mobilidade reduzida (cadeirantes, pessoas com deficiência física, que fazem uso de bengalas ou muletas etc), o livre acesso é um fator muito importante para a autoestima. Por isso, dar a essas pessoas a possibilidade de subir e descer escadas sem ajuda de terceiros é fundamental.

Quais são as vantagens?

O ganho em ter uma cadeira elevatória para a qualidade de vida é inquestionável. Existem inúmeras vantagens em instalar um equipamento desse tipo em casa, vamos citar algumas delas.

Recuperação da autonomia

Um simples botão ergonômico opera a cadeira para cima e para baixo, podendo ser acionado facilmente mesmo por quem tem a mobilidade dos membros superiores condicionada. Assim, a pessoa tem total autonomia para ir e vir sem precisar de ajuda. Ela pode se transportar pelas escadas mesmo quando está sozinha em casa, deixando de depender de parentes e cuidadores nesse momento.

Segurança

A cadeira elevatória é estável e tem cinto de segurança, além de partida suave para evitar o desequilíbrio. Tem apoio para os pés e sensores de segurança antiesmagamento, que fazem a cadeira parar quando há alguma interrupção no seu curso normal, evitando colisões com obstáculos.

Fácil adaptação

O equipamento se adapta ao espaço, sendo facilmente instalado em escadas com largura de 80 centímetros ou mais. É compacto e pode ser fechado quando não está em uso, pois, o assento, braços e pés são retráteis — assim, não atrapalha a circulação na escada. O assento é giratório, facilitando a chegada e a saída do usuário.

Fácil instalação

Não exige mudanças estruturais e é instalada em trilhos logo acima da escada de forma rápida e simples, sendo desnecessária qualquer alteração da arquitetura ou decoração da moradia.

Economia

A cadeira elevatória é mais econômica que outras soluções, como um elevador ou uma plataforma de acessibilidade para desníveis, pois não exige reformas e a mão de obra para sua instalação é menos complexa. Além disso, tem baixo consumo de energia.

Durabilidade

Com sua fabricação robusta, a cadeira elevatória é bastante resistente, o que faz com que ela tenha grande durabilidade ainda que seu design e dos trilhas sejam compactos.

Como escolher o equipamento

Há uma série de medidas a serem tomadas no momento da escolha da cadeira elevatória até a hora da sua instalação. Veja algumas delas e fique atento para fazer a escolha certa.

  • Verifique se a cadeira é adequada para o modelo da sua escada. Existem produtos para escadas retas ou curvas;
  • escolha um bom fornecedor que trabalhe especificamente com equipamentos de acessibilidade, procure referências, verifique a qualidade dos produtos e compare preços;
  • no momento da instalação, teste o equipamento ou peça à pessoa que for utilizá-lo para testá-lo sozinha, prestando atenção ao seu funcionamento e às dificuldades que possam surgir;
  • tire todas as suas dúvidas com o técnico que fez a instalação e garanta que os dispositivos de segurança, como o antiesmagamento, estejam funcionando corretamente;
  • não esqueça que todo equipamento exige adaptação. Você pode estranhar a cadeira no início, mas, acredite, é uma questão de costume.

Quanto custa uma cadeira elevatória?

Como já foi dito, a cadeira elevatória tem custo mais baixo que outras soluções, mas os valores podem variar muito dependendo do modelo, fornecedor e da instalação. Por isso, é possível encontrar cadeiras de R$ 15 mil a R$ 45 mil, contando com a instalação.

A vantagem é que as cadeiras têm grande durabilidade e baixa manutenção. Para um melhor resultado, porém, busque um bom fornecedor, que seja especializado nesse tipo de equipamento e que ofereça a garantia para o produto.

Lembre-se que o equipamento poderá ser utilizado não somente por idosos, mas, também, por pessoas com deficiência física, com labirintite, suscetíveis às tonturas e outras enfermidades que dificultem o deslocamento por degraus. Também é útil para questões pontuais, como lesões nas pernas e pés e fadiga.

O melhor remédio para as consequências de quedas é a prevenção. Por isso, se você ou qualquer pessoa da sua família tem mobilidade reduzida, considere investir em uma cadeira elevatória.

A Daiken Elevadores tem o conhecimento e a experiência de mercado necessários para orientá-lo sobre a compra da sua cadeira. Para saber mais e fazer um orçamento, entre em contato com a empresa por meio do nosso formulário de contato.

 

😉 Fique por dentro. Cadastre-se aqui para receber nossas notícias!