Área Restrita
Notícias

Elevadores para casa: veja o que você deve considerar antes de instalar em seu imóvel

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil é de 75,8 anos. Dessa forma, é muito importante estar preparado para o futuro de sua família.

Os espaços urbanos se preocupam cada vez mais com essas questões. Engenheiros e arquitetos consideram esses fatores em todas as suas atividades, promovendo o aumento da qualidade de vida em nossa sociedade.

O surgimento de novas tecnologias cria oportunidades para a acessibilidade em uma casa. Hoje em dia, é possível construir um ambiente acessível, aconchegante e que respeite a natureza sem gastar muito dinheiro.

Em meio a esse cenário, os empreendimentos imobiliários, as construtoras e outras empresas do setor oferecem soluções que possibilitam muito conforto, qualidade e beleza estética — como os elevadores para casa. Eles são utilizados em várias obras e ganham mais espaço no mercado com o passar do tempo.

Mas você, nosso leitor, sabe quais são as suas vantagens, como eles funcionam e para quais situações eles são mais adequados? Como essas questões não fazem parte do senso comum, este post vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir!

Quais são os benefícios de ter um elevador em casa?

Abaixo, encontra-se uma lista com as principais vantagens desse equipamento:

Acessibilidade

Esse é um tema central de muitas discussões hoje em dia. É de extrema importância ter uma residência que respeite as dificuldades de locomoção permanentes ou temporárias de uma pessoa. Uma cadeira de rodas, por exemplo, deve ter livre acesso a qualquer edificação, já que isso é primordial para o bem-estar do ser humano.

Os elevadores para casa motivam os seus usuários, pois eliminam as barreiras de locomoção. Como consequência disso, você se sente livre para se deslocar em sua residência e não precisa de ajuda para realizar tarefas simples.

Valorização do imóvel

O mercado imobiliário é muito concorrido. Vender um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil. Como existem várias opções disponíveis, detalhes fazem toda a diferença na hora de fechar um negócio.

Quem tem um elevador em casa valoriza o seu imóvel e sai na frente de seus concorrentes porque esse assunto é uma tendência, haja vista que as pessoas já estão pensando no futuro de seus familiares.

Melhoria estética

Os elevadores para casa são projetados para atender às necessidades de seus usuários. Cada um deles tem características específicas, mas existe uma questão unânime em todos os casos: a beleza estética.

Existem modelos com acabamentos internos e externos elegantes, com assoalhos e iluminações que chamam a atenção de qualquer pessoa. Você pode combinar várias cores, estilos e materiais também.

Essa solução não provoca grandes alterações na estrutura de uma residência. Por exemplo: é possível adotá-la em uma área de 2 m².

Segurança para toda a família

A acessibilidade é um assunto que abrange todas as pessoas, e não só aquelas que têm dificuldades de locomoção. Dessa maneira, todos os seus familiares podem desfrutar de muito conforto e comodidade com os elevadores para casa.

Ao utilizá-los, você pode transportar malas e compras com segurança. Assim, não será preciso mais subir e descer escadas.

Lembre-se de que é possível também instalar telefones e interfones dentro do elevador e sistemas de resgate automático em caso de queda de energia. Desse modo, quando ele parar de funcionar, os usuários podem se comunicar e pedir ajuda com facilidade.

elevadores para casaComo saber se minha casa é adequada para receber esse recurso?

A fim de adotar uma solução eficiente e adequada às suas necessidades, você deve procurar profissionais especializados no assunto. Eles encontram as melhores oportunidades para utilizá-los em projetos.

Quando a residência ainda estiver sendo projetada, é possível fazer a análise de viabilidade e deixar um espaço reservado para o elevador. Essa é a situação mais simples, pois permite que o arquiteto reformule a distribuição dos cômodos e o engenheiro crie uma estrutura que comporte os esforços necessários.

É possível também ter um elevador em uma casa que já está pronta. Contudo, os cuidados são maiores e a atuação de uma empresa especializada no assunto é algo extremamente importante. Esses profissionais têm os conhecimentos necessários para escolher um local que cause menos alterações no espaço interno.

Quais são os tipos de elevadores residenciais?

Existem dois grupos:

  • elevadores unifamiliares: têm capacidade para três passageiros. Geralmente, são do tipo com máquina de tração ou hidráulico. Eles são recomendados para residências nas quais a utilização é exclusiva da família;
  • elevadores de passageiros: transportam a partir de seis passageiros e são encontrados nos modelos hidráulicos ou com máquina de tração. Adequados para moradias com grande fluxo de familiares, amigos e funcionários.

Em que situações cada tipo é mais recomendado?

A grande dúvida de muitas pessoas ocorre na hora de escolher o modelo dos elevadores para casa. Não existe uma solução universal para todos os casos, é necessário analisar os objetivos de cada projeto e adequá-los às opções disponíveis. Entretanto, o modelo hidráulico é aquele que entrega os melhores resultados.

Isso acontece porque ele apresenta baixo consumo de energia elétrica, pouca necessidade de manutenção e é silencioso. Além do mais, o seu preço é acessível e ele oferece maior adaptabilidade à obra. Ele recebe esse nome porque tem um pistão hidráulico, localizado na lateral do equipamento.

Existem, de fato, várias questões que influenciam no futuro de sua família. É preciso construir uma moradia pronta para atender às suas demandas e ter muito conforto e comodidade para receber parentes e amigos.

Com a leitura deste post, você aprendeu o que deve considerar antes de instalar um elevador.

Esse equipamento fomenta a acessibilidade e permite a livre locomoção de pessoas. Você pode também utilizá-lo para transportar malas e compras e evitar o uso de escadas — algo que aumenta a segurança de todos.

A valorização do imóvel é um ponto que não pode ser deixado de lado também. Uma residência com elevador assume a liderança da preferência dos compradores. Ademais, o ambiente ganha alto padrão, conciliando modernidade e qualidade de vida com eficiência.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre elevadores para casa e deseja encontrar uma solução adequada aos seus objetivos? Basta entrar em contato com a nossa empresa e preparar-se para ter uma casa dos sonhos!

 

 ➡ Fique por dentro. Cadastre-se aqui para receber nossas notícias!