Área Restrita
Notícias

Construção sustentável: saiba como não prejudicar o meio ambiente

A sustentabilidade é uma das preocupações do momento. A economia de recursos naturais e as ações com baixo ou nenhum impacto ambiental são cada vez mais praticadas em todos os aspectos. Na engenharia civil, a construção sustentável vem ganhando força e gerando bons resultados.

Esse tipo de obra leva em consideração o destino adequado dos resíduos, a redução e otimização de materiais, a economia de energia, de água e a preservação do ambiente ao seu redor. Optar por uma construção sustentável é uma boa ideia não só pela questão ecológica, mas também por uma questão econômica. Obras assim costumam ser bem mais baratas.

Diversos estudos já analisaram o impacto dos resíduos na construção civil. Um dos mais recentes, publicado este ano na Revista Eletrônica de Engenharia Civil, constatou que eles são responsáveis pela degradação das áreas de proteção permanente; proliferação de agentes transmissores de doenças; assoreamento de rios e córregos, entre outros inúmeros problemas.

Por isso, se você está construindo ou planejando construir uma casa, veja como fazer isso sem prejudicar o meio ambiente.

construção sustentável

 

Mantenha um canteiro de obras sustentável

Você não precisa inventar a roda. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece a correta gestão dos resíduos sólidos em obras (ABNT NBR 15112/ 2004). Basta seguir a norma e manter um canteiro de obras sustentável.

Entende-se por resíduos os restos de tijolos, cimento, vidros, plásticos, fiação elétrica, canos, metal, telha, cola, tinta, ou seja, os entulhos. Boa parte desse material é reciclável, mas só pode ser reaproveitada se for separada e destinada corretamente em caçambas para coleta ou transportada até postos de reciclagem.

Preserve e reserve espaço para árvores e hortas

Antes de começar a construir, olhe em volta, analise a vegetação e o que deve ser preservado. Evite cortar árvores, ao contrário, use-as a seu favor para fornecerem sombra, por exemplo.

Reserve algum espaço para árvores frutíferas e uma horta doméstica. Pode ser algo simples, com alguns temperos e hortaliças. Além de auxiliar o manejo do solo, você produz alimento para consumo próprio. Isso melhora a qualidade de vida dos moradores e aumenta o contato da família com a natureza.

Aposte em materiais reciclados na construção

A indústria do material de construção vem investindo cada vez mais em opções recicladas de qualidade e que fornecem uma boa relação custo-benefício. Assim, aproveite essa onda e invista, por exemplo, em tijolos ecológicos, acabamentos de bambu, telhas ecológicas e EPS reciclado (isopor) que, além de tudo, são térmicos e ajudam na economia de energia para ligar o ar-condicionado, por exemplo.

Reduza o consumo de recursos naturais

Há várias formas de reduzir o consumo de recursos naturais em uma obra e até mesmo depois dela. Você pode instalar um sistema de aproveitamento da água da chuva, por exemplo, e economizar litros de água.

Outra forma de diminuir impactos ambientais com economia é optando pela instalação de placas de captação dos raios solares para uso energético e térmico. O sistema fotovoltaico, como é chamado, pode iluminar a casa inteira e aquecer a água da piscina e do chuveiro. Calcula-se que a economia na conta de luz chegue em torno de 80%.

Viu como é fácil executar uma construção sustentável? Existem outras boas ideias como telhado verde, reaproveitamento das sobras de materiais, investimento em um projeto que favoreça o uso da iluminação natural e instalação de lâmpadas de LED.

Se você quer que mais pessoas se interessem por construções sustentáveis, compartilhe este post em suas redes sociais e dissemine essa ideia!

 

😉 Fique por dentro. Cadastre-se aqui para receber nossas notícias!