Vantagens dos elevadores panorâmicos para residências

Com o passar das décadas, os elevadores deixaram de cumprir apenas o papel de transportar as pessoas para os andares de suas casas ou de seus escritórios para se tornarem um item que faz parte do projeto do edifício ou da residência. Com isso, as cabines deixaram de ser uma caixa em que as pessoas apenas torcem para que o tempo passe mais depressa.

Aliando inovação tecnológica e design, os elevadores panorâmicos abandonaram as paredes de metal pelas de vidro e passaram a valorizar o ambiente externo para que os usuários pudessem desfrutar de uma experiência agradável durante a viagem. Bastante utilizados em lojas, shoppings, restaurantes ou até mesmo em ambientes externos, os elevadores panorâmicos chegaram às casas e têm tido uma boa aceitação.

Neste artigo, contamos mais sobre as vantagens de ter um elevador panorâmico em casa, suas principais características e quais os tipos de equipamentos que você pode utilizar na sua residência. Confira!

Características dos elevadores panorâmicos

Duas características chamam bastante a atenção dos usuários em elevadores panorâmicos. A primeira, obviamente, é a possibilidade de oferecer uma vista completa do local. Isso é possível ao substituir as paredes de metal da cabine por vidro.

O tipo de material mais utilizado nesse caso é o vidro laminado, que confere a segurança necessária ao passageiro. Além disso, o vidro laminado garante conforto térmico e acústico, proporcionando maior bem-estar aos passageiros.

A outra característica que também desperta a atenção das pessoas é o design, independentemente do local onde o equipamento estiver instalado. As paredes de vidro, botoeiras de inox e um conceito mais clean e leve podem ser características ideais para um elevador panorâmico residencial, que se torna um elemento não apenas de transporte de pessoas, mas um item de decoração.

Além disso, segurança e conforto também são qualidades desses equipamentos. Isso porque, em muitos casos, elevadores panorâmicos para casa são procurados por moradores que tem mobilidade reduzida e, por isso, precisam optar por um elevador que comporte uma boa carga e tenha um espaço confortável para transportar uma cadeira de rodas, por exemplo.

Tipos de elevadores panorâmicos

Elevadores movidos a vácuo, por meio de um pistão hidráulico ou ligados em uma tomada? Todos eles podem ser usados e cada um tem suas características próprias. Selecionamos esses 3 diferentes tipos de elevadores panorâmicos para você decidir qual deles pode ser melhor para a sua residência. Veja.

Elevadores hidráulicos

Esse tipo de equipamento é movido por um pistão hidráulico, o que dispensa a instalação de uma desagradável casa de máquinas no próprio local. Outra vantagem é que são silenciosos e bastante econômicos quanto à utilização de energia elétrica.

Elevador pneumático (ou a vácuo)

Os elevadores pneumáticos operam a vácuo usando a diferença de pressão a favor do deslocamento da cápsula na vertical. Com as paredes em forma de um tubo de vidro, o elevador pneumático confere um visual futurista para a residência. No entanto, geralmente, este equipamento é pequeno e não comporta com conforto uma cadeira de rodas.

Benefícios dos elevadores panorâmicos

Traz sofisticação ao projeto

Os elevadores panorâmicos se tornaram um item valioso em qualquer projeto de arquitetura para uma residência. Afinal, esse elemento agrega sofisticação ao projeto, já que traz leveza e requinte, atendendo ao gosto de praticamente todo morador.

Oferece uma bela vista aos moradores

Uma das principais vantagens de adotar um elevador panorâmico residencial é a possibilidade de oferecer uma bela vista aos usuários. Certamente, esse é um diferencial até mesmo na hora de comprar e vender um imóvel. Afinal, com a vista, os ambientes se tornam mais integrados.

Dá um ar moderno ao ambiente

As paredes de vidro trouxeram um novo conceito aos elevadores residenciais, facilitando não só a integração do equipamento com o local onde ele está instalado, mas trazendo beleza ao ambiente e agregando um ar de modernidade à residência. Isso tudo sem abrir mão da segurança, já que o material é resistente e durável.

Podem ser usados em diversas aplicações

Antes de o uso dos elevadores panorâmicos nas residências virar tendência, esses equipamentos começaram a ser utilizados em lojas, shoppings e restaurantes, sempre com o objetivo de trazer alguns valores, como requinte, modernidade e inovação a esses ambientes. A partir daí, foram levados para dentro das residências, agregando essas mesmas características nas casas.

Viu como utilizar um elevador panorâmico em sua casa pode ser uma boa ideia? Agora que você já conhece as vantagens, as principais características e os benefícios de um elevador panorâmico residencial, esperamos que este artigo ajude você a fazer a melhor escolha!

Gostou? Compartilhe este artigo!
Artigos Relacionados
linkcrossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram