Área Restrita
Notícias

Conheça 6 tendências de arquitetura para casas de luxo

Mais do que ter beleza e ambientes amplos, uma casa de luxo deve priorizar o conforto e a tecnologia. Por essa razão, a automação (persianas que abrem sozinhas, ar-condicionado acionado à distância, piso aquecido a um click, entre outros exemplos) é uma das tendências de arquitetura para esse tipo de construção.

Dar atenção aos detalhes e acabamentos nobres é outra característica muito valorizada em residências luxuosas. Assim, pedras preciosas, revestimentos de mármore e madeira, vidros que deixam a luz natural entrar não podem faltar.

Veja, agora, algumas tendências arquitetônicas para casas de luxo e inspire-se.

1. Tecnologia para facilitar a vida dos moradores

O uso da tecnologia em residências traz inúmeros benefícios aos moradores. Ela facilita o dia a dia, proporciona conforto e segurança. Trata-se do conceito Smart House, que vem sendo muito aplicado em construções de alto padrão.

Câmeras de segurança que transmitem imagens para o celular, aplicativos que ligam as lâmpadas e o ar-condicionado, e que preparam a banheira a longa distância, piso aquecido, persianas que se abrem automaticamente, são alguns exemplos das facilidades da vida moderna.

2. Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade invadiu de vez as casas de luxo. Hoje, ser sustentável é o que há de mais moderno no mundo da arquitetura. Por isso, painéis solares e tetos verdes, que refrescam a casa, são alguns dos recursos em alta.

Alguns condomínios nobres já estão incluindo pequenas florestas, lagos artificiais e sistemas de captação da água da chuva em seus projetos. Outra tendência é o uso de revestimentos e pisos que proporcionem conforto térmico e evitem o uso da energia para climatização.

3. Elevador residencial

Elevadores residenciais representam luxo desde sempre, mas hoje são uma forte tendência por conta da preocupação com a acessibilidade. As pessoas estão vivendo mais e pensando no seu conforto durante a velhice.

Além disso, com a evolução tecnológica, ficou mais fácil instalar e utilizar um elevador em casa. Os modelos atuais são mais silenciosos e seguros, garantindo seu uso por um longo período, com  pouca manutenção e baixa utilização de energia.

4. Revestimentos naturais

Os acabamentos em paredes e pisos estão cada vez mais diversificados. O uso da madeira, do bambu, das pedras e fibras naturais está em alta na arquitetura e decoração de alto padrão. A ideia é reproduzir a natureza dentro de casa.

As reproduções de mármore em porcelanato caíram no gosto dos arquitetos pela sua versatilidade e variedade de cores. Até mesmo os rodapés feitos com esse material estão ganhando mais atenção e ficando mais altos para completar a decoração.

5. Inspiração em pedras preciosas

Não há nada mais sofisticado que pedras preciosas, não é? Elas entram com tudo na decoração de residências de luxo. Não apenas em sua forma natural, na decoração, mas como inspiração em móveis e acabamentos.

Assim, são bem-vindos pisos com efeitos translúcidos que provocam a refração da luz, aparadores e criados-mudos verde-esmeralda, mesas azul-safira e poltronas em tom vermelho-rubi, entre outras cores que lembram joias.

6. Tons neutros e claros

Os tons neutros e claros em paredes, pisos e móveis conferem luminosidade aos ambientes, favorecendo o uso da luz natural bastante em voga nos dias atuais. Isso também reflete a busca pela leveza, em contraponto ao estresse da rotina.

A elegância do branco com a madeira, algo que combina com qualquer tipo de decoração, um jogo de lâmpadas que proporcione iluminação suave e a presença de plantas e pequenos jardins japoneses dentro de casa são outras tendências de arquitetura de luxo. Use e abuse dessas ideias!

E, se você quer se inspirar ainda mais para construir ou reformar sua casa, veja nosso post sobre as construções luxuosas de Dubai!