Área Restrita
Notícias

Conheça 4 vantagens de ter uma academia residencial

Está difícil conciliar os compromissos do dia a dia com os cuidados com a saúde? São tantas as responsabilidades que não dá tempo nem de malhar porque o único horário que você tem é de madrugada?

Por essas e outras razões, ter uma academia residencial pode ser um ótimo investimento. Assim, você pode escolher o horário em que vai se exercitar e não precisa se preocupar com trânsito, lugar para estacionar nem segurança.

Descubra mais a fundo as principais vantagens de ter uma academia residencial, assim como algumas dicas para montar a sua. Boa leitura!

academia residencial

Quais as vantagens de malhar em casa?

Ter uma academia em casa tem grandes vantagens. Agora, vamos falar um pouco mais sobre quatro delas.

1. Flexibilidade de horário

Imagine que maravilha poder chegar e sair da academia a hora que você quiser! Não importa o seu ritmo, sempre que estiver disposto, mesmo de madrugada ou de manhã bem cedo, os aparelhos estão ali, à sua disposição. Com um importante detalhe: sem grande concorrência (a não ser dos moradores da casa).

2. Facilidade de acesso

Em geral, é difícil conseguir uma vaga para estacionar próximo às academias, porque elas costumam estar localizadas em grandes centros urbanos e o fluxo de pessoas por ali é intenso. Assim, além de ter que passar tempo no trânsito para chegar até o local, você ainda corre o risco de não conseguir entrar por falta de estacionamento. Em casa, não existe esse problema.

3. Qualidade

O treino na sua casa pode ficar ainda mais eficiente, pois você pode montar o seu espaço com os equipamentos mais adequados para os resultados que procura. Assim, você não fica disputando aquele equipamento especial da academia com outra pessoa e pode fazer seu exercício do seu jeito, no seu tempo.

4. Privacidade

Tem gente que não gosta do ambiente de academia, por se sentir observado, como se estivesse sendo analisado o tempo todo pelos outros alunos. Se você é uma dessas pessoas, deve concordar que se exercitar sozinho, sem olhares e julgamentos é bem mais agradável, não é mesmo? Além disso, quem escolhe a música no ambiente é você!

O que considerar ao montar uma academia residencial?

Para montar sua academia em casa é preciso ter um bom espaço. Se esse espaço for próximo ao jardim, à piscina ou um lugar com uma bela vista, ainda melhor!

Veja o que não pode faltar na sua academia.

1. Aparelhos

Se você não tem o costume de se exercitar e vai começar agora, não precisa comprar muita coisa nesse início. Colchonetes, halteres com pesos fixos, faixa elástica (que serve para uma série de exercícios), caneleiras, esteira e bicicleta ergométrica são alguns dos equipamentos e aparelhos mais indicados.

Lembre-se que é preciso definir objetivos: se o que você quer é perder alguns quilos, ganhar massa muscular, reforçar a musculatura ou apenas preservar a saúde. Para cada meta, existe um tipo de aparelho e exercício.

2. Ventilação

Isso é fundamental em uma academia. Quando mais ventilação natural houver, melhor — ao fazer exercícios, o ritmo da nossa respiração aumenta e precisamos de muito oxigênio. É importante que a sala esteja sempre fresca também, pois o corpo se aquece com os exercícios.

3. Cores claras

Essa é uma boa dica, principalmente para quem não é muito fã de se exercitar: as cores claras aumentam a disposição física. Portanto, pinte as paredes de branco ou outra cor clara que a deixe bem iluminada e convidativa.

E então, que tal colocar a ideia em prática e montar sua academia residencial? A falta de tempo e espaço não podem ser uma desculpa para não se cuidar. Basta ter força de vontade!

Quer saber mais sobre como ter ainda mais qualidade de vida? Leia nosso artigo sobre como construir ou reformar a casa para deixá-la mais acessível.

 

😉 Fique por dentro. Cadastre-se aqui para receber nossas notícias!