Área Restrita
Notícias

Afinal, quais são os principais móveis para área gourmet?

Os programas de culinária e reality shows com essa temática na TV vêm estimulando muita gente a arriscar fazer uma comida gostosa e elaborada em casa. Para quem entrou nessa onda e tem prazer em cozinhar para os amigos, é fundamental ter uma cozinha ou um espaço bem equipado e que favoreça a integração entre o “masterchef” e os convidados.

Assim, móveis para área gourmet ganham uma atenção especial. Eles devem ser bonitos, práticos, funcionais, enfim, tudo que proporcione refeições especiais e momentos agradáveis. Devem, também, ser confortáveis e requintados, para que todos se sintam bem recebidos.

Veja, agora, o que não pode faltar no seu espaço gourmet.

Armários práticos e organizados

A praticidade na cozinha ou outro espaço gourmet está diretamente relacionada ao local onde panelas e utensílios ficam guardados. Tenha armários embaixo e acima da pia e do balcão, se possível, para facilitar a tarefa e não perder o foco da conversa com os amigos enquanto cozinha!

Para facilitar mais ainda, deixe tudo organizado, com identificação nos frascos de temperos e outros alimentos. Se forem bonitos como os de vidro, você pode colocá-los em prateleiras nas paredes próximas ao fogão e ao balcão, à vista, para incrementar a decoração.

Mesas e cadeiras confortáveis

Como o objetivo do espaço gourmet é compartilhar bons momentos com os amigos e a família, é preciso que tenha mesas e cadeiras confortáveis para que todos se sintam à vontade. Use banquetas ao redor do balcão, para maior interação enquanto cozinha, e poltronas ou pufes na varanda gourmet para que seus convidados fiquem relaxados enquanto bebem e beliscam alguma coisa.

Geladeira ou frigobar

É claro que geladeira ou frigobar, além de um freezer, são fundamentais no espaço gourmet. Mas não precisam ser grandes, desde que tenham espaço suficiente para os itens que serão usados no cardápio do dia e bebidas para servir como aperitivo e durante a refeição. A ideia do espaço gourmet é que ele seja frequentado apenas em ocasiões especiais, então, a comida do dia a dia pode ficar em outra geladeira, na cozinha.

Cooktop e forno

Cooktop é um tipo de fogão de embutir. Existem vários modelos no mercado, em inox, vidro ou vitrocerâmico. São ideais para uso em ilhas, que ficam bem no meio da cozinha ou de outro espaço gourmet, permitindo que as pessoas fiquem em volta enquanto você cozinha.

Para auxiliar, um forno elétrico deve ser instalado à parte. Ele pode ficar abaixo do fogão ou embutido na parede. Há modelos de diversos tamanhos, por isso, escolha um que não seja muito grande, mas que tenha dimensões satisfatórias.

Balcão adequado

O balcão pode abrigar o cooktop, a pia e ainda ter espaço para o mise an place, que é como os franceses chamam a preparação anterior ao cozimento, como o corte das carnes, dos temperos, etc. Juntamente com o fogão, o balcão é a estrela do espaço gourmet, pois é ali que as pessoas vão ficar a maior parte do tempo, assistindo ao cozinheiro.

Ele deve ter uma altura confortável para quem cozinha e também para os convidados poderem apoiar braços e bebidas. Deve, ainda, ser de material de fácil limpeza, para facilitar essa tarefa.

Adega

Em um bom espaço gourmet não pode faltar uma adega de vinhos. Eles ficam resfriados à temperatura ideal e prontos para serem servidos. Além disso, muitas receitas pedem vinho, o que justifica a colocação desse item no local onde elas serão preparadas.

Há diversos modelos de adegas no mercado, desde as mais tradicionais, em madeira, até as climatizadas, que parecem minigeladeiras, mas possuem portas de vidro transparente para deixar as garrafas à mostra. São bastante decorativas e elegantes, além de úteis.

Churrasqueira adequada

Se você adora fazer um bom churrasco ou sabe que seus amigos e familiares gostam, deve ter uma churrasqueira. Pode ser a tradicional que usa carvão, a elétrica ou a gás.

Lembre-se, porém, de escolher um modelo que seja adequado ao espaço disponível e ao seu estilo de decoração. Hoje, muitos imóveis já vem com churrasqueira revestida por cerâmica ou granito. Essas são as mais fáceis de combinar com a decoração.

Porém, você pode optar por fazer uma churrasqueira rústica para a área da piscina, revestida com madeira, MDF ou de tijolos à vista. Existem também as portáteis, para quem quer fazer o churrasco no balcão, bem em frente aos convidados.

Coifa

Nada pode ser mais desagradável em um jantar do que fumaça e cheiro de fritura. Por isso, é imprescindível ter uma coifa instalada acima do fogão para sugar todo o vapor e o ar impregnado pelo óleo de fritura. Além de tornar o ar mais limpo, as paredes também ficam menos engorduradas.

Móveis para área gourmet externa

Muitas pessoas constroem sua área gourmet próxima à piscina ou em varandas abertas. É uma ótima ideia, pois o cozinheiro pode ficar próximo aos convidados enquanto eles curtem o sol.

Para esse local, além de todos os móveis que já citamos, existem outros que combinam bem, como mesas e bancos em pedra, vime e madeira. Pufes e mesinhas baixinhas para apoio das bebidas também ficam lindas e são bastante uteis.

Outras dicas

Além dos móveis, invista na decoração do ambiente. Plantas dão um toque especial e um jardim suspenso com os temperos in natura, ao alcance da mão, dão um ar mais natural e sofisticado ao mesmo tempo.

A iluminação também é importante, pois no local onde cozinhamos é fundamental ter uma luz bem clara, para que possamos enxergar as panelas e todos os alimentos, evitando acidentes. Além disso, a iluminação pode dar um toque especial à decoração do ambiente. Portanto, dê atenção especial a ela.

E então? Gostou das nossas dicas de móveis para área gourmet? Pense que mesmo que você não seja um grande cozinheiro, poderá abrir esse espaço para que seus convidados cozinhem. Imagine fazer uma noite especial por semana com um cozinheiro convidado? Com certeza, eles vão adorar!

Se você gostou deste post e quer conhecer mais itens para residências de luxo, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.